Coleção de Créditos Iniciais

Um filme precisa ser bem construído, até mesmo quando a proposta é a desconstrução de forma e conteúdo. Uma obra precisa de ritmo, coerência. Muitos discutem o final de um filme, descontentam-se por que esperam demais, e o que esperam muitas vezes é um final conveniente e egoísta. O final realmente é importante, mas não precisa ser apoteótico como os previsíveis filmes hollywoodianos;  precisa ser marcante, ter um bom arremate, uma boa pincelada final; isso não significa que tenha que ser surpreendente ( mesmo nos filmes de suspense ), isso não é uma regra a ser seguida.  A última cena deve ser precisa, reflexiva, convincente mesmo que seja o começo de nossas buscas por um entendimento ou interpretação própria. Mas algo tão importante quanto o desfecho de um filme é o crédito inicial. E a sétima arte já proporcionou aberturas magníficas, cada vez mais originais e que oferecem uma amostra do que virá nos minutos seguintes, minutos esses obviamente incertos.

Abaixo alguns créditos iniciais inesquecíveis de minha coleção particular.

TOURO INDOMÁVEL de Martin Scorsese

VOLVER de Pedro Almódovar


O SENHOR DAS ARMAS de Andrew Niccol


CÃES DE ALUGUEL de Quentin Tarantino

LUZ SILENCIOSA de Carlos Reygadas

MANHATTAN de Woody Allen


DANÇANDO NO ESCURO de Lars Von Trier
( Apesar do vídeo ter 15 min., estou enfatizando apenas
os 5 minutos de abertura )

LARANJA MECÂNICA de Stanley Kubrick

PSICOSE de Alfred Hitchcock


ATAQUE DOS TOMATES ASSASSINOS de John DeBello

JACKY BROWN de Quentin Tarantino


APOCALYPSE NOW de Francis Ford Coppola


A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM de Mike Nichols
JUNO de Jason Reitman 



Abertura simples porém marcante é a dos filmes de Woody Allen. Todas basicamente iguais, mesmos caracteres, mesma melodia musical.Talvez um dos poucos cineastas que deixam sua autoria já nos créditos iniciais.